• OLHAR HISTÓRICO
    QUEM SOMOS NOSSOS PARCEIROS
    Auto Japan Euroville
    FAÇA CONTATO
  • PATRIMÔNIO
    BELO HORIZONTE
    Academia Mineira de Letras Arquivo Público Mineiro Biblioteca Pública Estadual Casa do Baile Casa JK Pampulha Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem Centro Cultural Banco do Brasil Cine Brasil Vallourec Conjunto da Praça Floriano Peixoto Escola Estadual Pedro II Iate Tênis Clube Igreja São Francisco de Assis Igreja do Sagrado Coração de Jesus Instituto de Educação De Minas Gerais Memorial de Minas Gerais Minas Tenis Clube Museu da Moda Museu das Minas e do Metal MM Gerdau Museu de Arte Museu Mineiro Obelisco da Praça Sete Palácio da Justiça Rodrigues Campos Praça Alberto Simão Secretaria de Viação e Obras Públicas
  • TOUR VIRTUAL
    BELO HORIZONTE
    Academia Mineira de Letras Arquivo Público Mineiro Biblioteca Pública Estadual Casa do Baile Casa JK Pampulha Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem Centro Cultural Banco do Brasil Cine Brasil Vallourec Conjunto da Praça Floriano Peixoto Escola Estadual Pedro II Iate Tênis Clube Igreja do Sagrado Coração de Jesus Igreja São Francisco de Assis Instituto de Educação De Minas Gerais Memorial de Minas Gerais Minas Tenis Clube Museu da Moda Museu das Minas e do Metal MM Gerdau Museu de Arte Museu Mineiro Obelisco da Praça Sete Palácio da Justiça Rodrigues Campos Praça Alberto Simão Secretaria de Viação e Obras Públicas
  • VIDEOS
    BELO HORIZONTE
    Apresentação de Patrimônios Academia Mineira de Letras Arquivo Público Mineiro Biblioteca Pública Estadual Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem Casa JK Pampulha Iate Tênis Clube Igreja do Sagrado Coração de Jesus Igreja São Francisco de Assis Praça da Liberdade Museu de Arte Conjunto da Praça Floriano Peixoto Obelisco da Praça Sete
Español
English
APRESENTAM:

Instituto de Educação de Minas Gerais

(Antiga Escola Normal Modelo do Estado de Minas Gerais)

O prédio foi projetado pelo arquiteto da Comissão Construtora da Nova Capital, Edgar Nascentes Coelho, e possui o estilo eclético, predominante na época. A construção foi iniciada em 1897 e a inauguração aconteceu no ano seguinte. O local seria a sede do Ginásio Mineiro, que viria de Ouro Preto, e das Secretarias de Estado, porém, o ginásio foi instalado em um prédio na praça Afonso Arinos e as secretarias foram para a praça da Liberdade.

Estas mudanças foram feitas na transferência da capital para Belo Horizonte em função da necessidade de funcionamento imediato do Tribunal de Relações e do Fórum, que ali funcionaram até 1909, quando foram transferidos para a av. Afonso Pena.

A Escola Normal, criada pelo presidente de Minas Gerais João Pinheiro, em 1906, começou a funcionar em no ano seguinte em um prédio na rua Timbiras, só transferindo-se para a atual sede em 1909.

O antigo prédio possuía dois pavimentos sobre alicerce alto de pedras de mão e tijolos, que constituía um porão utilizável. A fachada frontal compunha-se de um corpo central com arcadas, um frontispício e uma escadaria. O edifício era ladeado por dois corpos simétricos, marcados por uma série de janelas nos dois pavimentos, sendo a parte mais próxima do centro, reentrante.

A partir de 1912, iniciaram-se as primeiras reformas para adaptar o prédio a uma edificação de ensino, atendendo às novas exigências pedagógicas e de higiene, e também o enorme contingente de alunos nos vários cursos criados.

A solução definitiva veio com um novo projeto do arquiteto Carlos Santos, que demoliu parte do projeto original, ampliando as alas laterais da esquerda e direita. Foi construída uma nova ala na fachada posterior, na rua paraíba, e criado um pórtico monumental na entrada, que se alcança através de grandiosa escada de granito em dois lances, com um patamar intermediário em rampa para acesso de carros. O vestíbulo com quatro colunas jônicas de dupla altura dá acesso a um amplo saguão, de onde sai uma bela escadaria “à imperial”, que leva o visitante ao rico salão nobre no segundo pavimento. Em frente a esta escadaria há um belo vitral e, logo atrás, foi construído um auditório para 500 lugares.

Aplicados nas paredes do saguão principal existem dois painéis decorativos em baixo-relevo, esculpidos pela belga Jeanne Louise Milde e instalados em julho de 1930, na reinauguração do prédio. Os painéis representam o ensino das ciências naturais e o ensino artístico. A artista compunha a missão pedagógica europeia que participou da reforma do ensino em Minas Gerais.

Em 1982, o conjunto foi tombado pelo estado e em 1994 pela Secretaria de Cultura de Belo Horizonte.

APOIO
INCENTIVO

APOIO
INCENTIVO

PATROCÍNIO