(Antiga biblioteca pública Luiz de Bessa)
A biblioteca pública estadual de minas gerais localiza-se na praça da Liberdade, nº 21. Foi criada em 1954, por decreto do então governador Juscelino Kubitschek. Em 1961, tem seu nome alterado para biblioteca pública Luiz de Bessa.
Somente em 04 de maio de 2017, retorna ao nome original. O projeto de 1955 de oscar niemeyer, no estilo modernista, veio a ser parcialmente concluído em 1961 – um subsolo e três pavimentos dos cinco projetados. estende-se longitudinalmente, com linhas curvas na forma de “s”. O prédio é apoiado sobre pilotis e lateralmente possui panos de vidro que o tornam leve e claro. Existem brises para proteção dos raios solares, no volume oval posterior e generoso recuo frontal. o arquiteto preocupou-se em manter a volumetria existente na praça.
No jardim frontal, possui cinco estátuas de bronze de autoria do artista Leo Santana, representando os escritores mineiros: Fernando Sabino, Oto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos, Hélio Pelegrino e Murilo Rubião.
A BPEMG foi criada com o objetivo de cumprir uma série de ações culturais, além de incentivar a leitura. ela possui acervo de mais de 600 mil exemplares e um número anual de 300 mil visitantes. a partir do ano 2000 passa a contar com um anexo na rua da bahia, prédio professor francisco iglésias, para onde foram transferidos os setores de empréstimo domiciliar, referência e estudo, sala de internet e passarela cultural. desde 2014, a instituição está recebendo capacitação pela fundação biblioteca nacional, para se tornar referência em acessibilidade em bibliotecas públicas. atualmente é referência para bibliotecas de 853 municípios mineiros. o prédio principal, que recebeu o nome luiz de bessa, conta com espaço infanto-juvenil, braille e áudio livros, periódicos, coleções especiais, hemeroteca histórica, sala de cursos, galeria de arte paulo campos guimarães e o teatro josé aparecido de oliveira, com capacidade para 220 pessoas.
A BPEMG é parte do grande complexo cultural, que é o circuito cultural praça da liberdade. No tombamento do conjunto da praça da liberdade, feito pelo estado em 1977, ela faz parte do entorno. Em 1981 foi tombada pelo município de Belo Horizonte.